Seja bem vindo ao nosso site Minha Rádio Gospel radiodoceharmonia.com!

Agenda
Nenhuma registro encontrado
WhatsApp (53)9997-11796
Bate Papo

Digite seu NOME:

Banner Lateral 01
Banner Lateral 02
Banner Lateral 03
Banner Lateral 04
Estatísticas

Visitas: 49230

Usuários Online: 1

Testemunhos

Adicionar
Nenhuma registro encontrado
Mural

Enviar mensagem

Fabricio Nunes

Toda equipe do site está de parabéns pelo belo trabalho, cont...

Sandro

Parabéns a Toda Equipe do Site! Agora é noticia em tempo real...

Bento Junior

Parabéns\r\nSucesso!!!\r\nVoces estao de parabéns pela inicia...

Tamiris

vcs estao de parabéns!! adorei o novo site estar masa pricipalmente ...

Peça sua Música

Pedir

ESTHER

BAGÉ

JOÃO 20 ...

ESTHER

BAGÉ

JOÃO 20 ...

Maria Estela Ramires Rodrigues

Bagé

A Paz Do Nosso SENHOR peço um louvor com Daniel e Samuel faça...

MARTA Braga

Hulha Negra

quero oferecer um hino para zoila Braga Décio ...

Mary Estela Ramires Rodrigues

Bagé

Paz Do Nosso SENHOR JESUS irmãos, peço um louvor com Vanilda ...

Maria Estela Ramires Rodrigues

Bagé

A Paz Do Nosso SENHOR JESUS irmão.peço o louvor Daniel e Samu...

No Ar
Top Música
1
Julia Vitoria e GabrielEsperança
2
KemuelAlgo Novo
3
Jairo BonfimDeus Proverá
4
EyshilaMe Leva
5
Jairo BonfimDeus Proverá
Ouvinte do Mes
Carol LimaBrasil
Notícias

Saiba o que fazer em casos de ataque de abelhas; RS iguala número de 2024

Publicada em 30/04/2025




Saiba o que fazer em casos de ataque de abelhas; RS iguala número de 2024
Saiba o que fazer em casos de ataque de abelhas; RS iguala número de 2024  (Foto: Reprodução)
Orientação é ir em busca de um lugar fechado, manter a calma e evitar movimentos bruscos. RS já registrou mesmo número de ataques de enxames de abelhas que em 2024

Um zumbido repentino, uma agitação no ar e, em questão de segundos, o pânico toma conta. O que era um passeio tranquilo pode virar uma cena de desespero. Ataques de abelhas são mais comuns do que se imagina e saber como agir nesse momento pode ser crucial para evitar que o susto vire um perigo real.

? Acesse o canal do g1 RS no WhatsApp

Em apenas quatro meses, o Corpo de Bombeiros do Rio Grande do Sul já recebeu 654 chamados para remoção de enxames de abelhas no Rio Grande do Sul. O número representa cerca de 65% do total registrado em todo o ano passado. Além disso, o estado já contabilizou cinco ataques de abelhas este ano, igualando o número de ataques de todo 2024.

Chamados para remoção de enxames e ataques no RS

Como reagir a um ataque de abelhas

Diante de um enxame, é preciso saber como agir para minimizar os riscos. Emerson Ribeiro, chefe da Divisão de Monitoramento Operacional do CBM/RS, alerta que não se deve tentar mexer com o enxame.

"Colocar fogo, colocar fumaça pra espantar o enxame, nada disso é aconselhável. A indicação é que se isole aquela área, se saia com calma daquele local, sem fazer barulho, sem fazer grande alarde ali, e se ligue pro 193 pra solicitar maiores informações e pra ver como vai proceder a partir dali", explica Ribeiro.

193 é o telefone de emergência para o Corpo de Bombeiros.

A orientação é ir em busca de um lugar fechado, visto que as abelhas podem ir atrás do cheio por quilômetros.

Charles Fernando dos Santos, coordenador do Laboratório de Abelhas e Polinização da UFRGS, reforça a importância de manter a calma e evitar movimentos bruscos.

"O ideal é que a pessoa se afaste, não faça muitos movimentos bruscos, porque as abelhas ficam ainda mais irritadas com isso, e se afaste o máximo possível e se proteja, se abrigue, protegendo principalmente o rosto e o pescoço", diz Santos.

Abelha da espécie Melipona quadrifasciata anthidioides

Cristiano Menezes/InfoA.B.E.L.H.A.

Por que abelhas ficam irritadas

O Laboratório de Abelhas e Polinização da Faculdade de Agronomia da UFRGS está na linha de frente dos estudos sobre a agressividade das abelhas. Os pesquisadores realizam testes específicos para observar como diferentes espécies reagem a estímulos.

Usando roupas especiais, eles batem nas paredes das caixas para irritar as abelhas. O resultado é claro: as abelhas, que estavam tranquilas em seu habitat, tornam-se agressivas quando perturbadas pelo barulho.

Charles Fernando dos Santos, coordenador do laboratório, explica que o ataque das abelhas é uma resposta ao sentimento de ameaça.

"[A abelha] deixa o ferrão preso na pessoa ou no animal e isso acaba liberando o feromônio de alarme. Essa substância extremamente volátil acaba atraindo mais abelhas para o local", explica Santos.

Cavalo morre e mais de 30 pessoas ficam feridas no RS

Ataque de abelhas mata cavalo e deixa mais de 30 pessoas feridas em cavalgada no RS

Um ataque de abelhas matou um cavalo e deixou mais de 30 pessoas feridas em Ivoti, na Região Metropolitana de Porto Alegre, no domingo (27).

O incidente aconteceu no Núcleo de Casas Enxaimel durante um tradicional evento da região, a 12ª Cavalgada da Amizade. Cerca de 250 pessoas estavam reunidas, incluindo de 150 cavaleiros, segundo a organização do evento. Veja momento do ataque no vídeo acima.

VÍDEOS: Tudo sobre o RS


Fonte da notícia:
https://g1.globo.com/rs/rio-grande-do-sul/noticia/2025/04/30/saiba-o-que-fazer-em-casos-de-ataque-de-abelhas-rs-iguala-numero-de-2024.ghtml

Parceiros
Jesus Lanches

Copyright (c) 2025 - Minha Rádio Gospel - Todos os direitos reservados
Converse conosco pelo Whatsapp!
site, tv, videos, video, radio online, radio, radio ao vivo, internet radio, webradio, online radio, ao vivo, musica, shows, top 10, music, entretenimento, lazer, áudio, rádio, música, promocoes, canais, noticias, Streaming, Enquetes, Noticias, mp3, Blog, Eventos, Propaganda, Anuncie, Computador, Diversão e Arte, Internet, Jogos, Rádios e TVs, Tempo e Trânsito, Últimas Notícias, informação, notícia, cultura, entretenimento, lazer, opinião, análise, jogos, Bandas, Banda, Novos Talentos, televisão, arte, som, áudio, rádio, Música, música, Rádio E TV, Propaganda, Entretenimento, Webradio, CD