Seja bem vindo ao nosso site Minha Rádio Gospel radiodoceharmonia.com!

Agenda
Nenhuma registro encontrado
WhatsApp (53)9997-11796
Bate Papo

Digite seu NOME:

Banner Lateral 01
Banner Lateral 02
Banner Lateral 03
Banner Lateral 04
Estatísticas

Visitas: 35946

Usuários Online: 1

Testemunhos

Adicionar
Nenhuma registro encontrado
Mural

Enviar mensagem

Fabricio Nunes

Toda equipe do site está de parabéns pelo belo trabalho, cont...

Sandro

Parabéns a Toda Equipe do Site! Agora é noticia em tempo real...

Bento Junior

Parabéns\r\nSucesso!!!\r\nVoces estao de parabéns pela inicia...

Tamiris

vcs estao de parabéns!! adorei o novo site estar masa pricipalmente ...

Peça sua Música

Pedir

susana Rodrigues

hulha Negra

tá. chorando porque...

Renato

Bagé

Jóia Rara...

Maria Estela Ramires Rodrigues

Bage

A Paz Do Senhor Jesus peço um louvor com Gerson Rufino contruç...

Maristela ramires rodrigues

Bagé

Daniel e samuel Marcas de batalhas ....

Pr Ademar de Paula e Miss Valdileia

Colorado do Oeste RO

Yeshua Fernandinho.. ...

pr Ademar de paula

Colorado do Oeste RO

Parada firme em Jesus...

Nenhuma programação cadastrada
para esse horário
Top Música
1
Julia Vitoria e GabrielEsperança
2
KemuelAlgo Novo
3
Jairo BonfimDeus Proverá
4
EyshilaMe Leva
5
Jairo BonfimDeus Proverá
Ouvinte do Mes
Carol LimaBrasil
Notícias

Fumaça de queimadas afeta qualidade do ar, saúde e paisagens no RS; material pode alterar cor da chuva, diz especialista

Publicada em 05/09/2024




Fumaça de queimadas afeta qualidade do ar, saúde e paisagens no RS; material pode alterar cor da chuva, diz especialista
Fumaça de queimadas afeta qualidade do ar, saúde e paisagens no RS; material pode alterar cor da chuva, diz especialista  (Foto: Reprodução)
Cenário é resultado de combinação de fatores climáticos adversos. Material na atmosfera pode ser visível na chuva. Calor acima da média e estiagem prolongada podem manter corredor de fumaça ativo por mais alguns meses. Fumaça das queimadas em parte do país atinge o RS

Nos últimos dias, a qualidade do ar no Rio Grande do Sul tem sido severamente impactada pela fumaça proveniente de queimadas em outras regiões do país. Desde o último mês, o céu tem mostrado uma tonalidade mais opaca. O horizonte avermelhado ao pôr do sol, por exemplo, é um claro indício da presença de queimadas.

? Acesse o canal do g1 RS no WhatsApp

De acordo com o climatologista da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) Francisco Aquino o cenário é resultado de uma combinação de fatores climáticos adversos, como: redução da umidade do ar, as ondas de calor e o bloqueio atmosférico.

Aquino alerta que este material na atmosfera do RS pode ser visível na precipitação, resultando em uma água da chuva com coloração alterada.

"Em especial, quem capta a água da chuva vai identificar a água com a coloração diferente com o material depositado junto", diz o climatologista.

O pôr do sol em Porto Alegre impactado pela fumaça proveniente de queimadas

Reprodução/ RBS TV

A previsão indica que o calor acima da média e a estiagem prolongada, especialmente nas regiões Centro-Oeste e Norte do Brasil, podem manter o corredor de fumaça ativo por mais alguns meses. Isso não só afeta a qualidade do ar, mas também representa riscos à saúde.

A pneumologista Caroline Freiesleben ressalta que a presença intensificada de poluentes no ar pode causar inflamações nas vias aéreas.

"O ideal é que as pessoas tomem muita água, se mantenham bem hidratadas e hidratem as mucosas. A máscara é aconselhada para aquelas pessoas que tem uma exposição maior e que já sabem que tem uma doença pulmonar mais grave", explica Caroline.

Historicamente, o Rio Grande do Sul tem enfrentado problemas semelhantes desde o início da década, com anos consecutivos de estiagem levando a queimadas e incêndios florestais.

O major Silvano Oliveira Rodrigues, presidente da Câmara Técnica de Combate a Incêndios Florestais, reforça que o estado entra em um período crítico durante o verão, tendo a combinação de 30 dias sem chuva, umidade abaixo de 30% e temperatura acima de 30°C, condições que aumentam a probabilidade de incêndios florestais.

Céu em Porto Alegre impactado pela fumaça proveniente de queimadas

Reprodução/ RBS TV

Outros episódios

A fumaça encobriu o céu de Porto Alegre no último mês, deixando-o acinzentado. O fenômeno teve como os principais responsáveis pela nuvem de fumaça são os incêndios florestais no norte da Argentina, no Paraguai e no sul do Mato Grosso do Sul, no Pantanal.

Fumaça encobre o céu de Porto Alegre

Reprodução/ RBS TV

Em setembro de 2022, uma nuvem de fumaça de queimadas originada na Amazônia chegou à Região Sul do Brasil. O episódio foi mais perceptível em municípios da metade Norte do estado.

Fumaça em Santa Rosa, no Noroeste do RS

Everson Dornelles/RBS TV

Em fevereiro do mesmo ano, a fumaça oriunda dos incêndios florestais que atingiram a província de Corrientes, na Argentina, encobriu o céu em Uruguaiana, na Fronteira Oeste do Rio Grande do Sul.

Fumaça mudou paisagem na região de Uruguaiana

Lucas Delgado e Douglas Freitas/RBS TV

Já em setembro de 2020, as fumaças de queimadas que acontecem na região do Pantanal do Mato Grosso e do Mato Grosso do Sul, no Centro-Oeste do país, também chegaram ao Rio Grande do Sul.

Fumaça foi percebida pelo Observatório Heller Jung, em Taquara

Observatório Heller Jung/Divulgação

VÍDEOS: Tudo sobre o RS


Fonte da notícia:
https://g1.globo.com/rs/rio-grande-do-sul/noticia/2024/09/05/fumaca-de-queimadas-afeta-qualidade-do-ar-saude-e-paisagens-no-rs-material-pode-alterar-cor-da-chuva-diz-especialista.ghtml

Parceiros
Jesus Lanches

Copyright (c) 2024 - Minha Rádio Gospel - Todos os direitos reservados
Converse conosco pelo Whatsapp!
site, tv, videos, video, radio online, radio, radio ao vivo, internet radio, webradio, online radio, ao vivo, musica, shows, top 10, music, entretenimento, lazer, áudio, rádio, música, promocoes, canais, noticias, Streaming, Enquetes, Noticias, mp3, Blog, Eventos, Propaganda, Anuncie, Computador, Diversão e Arte, Internet, Jogos, Rádios e TVs, Tempo e Trânsito, Últimas Notícias, informação, notícia, cultura, entretenimento, lazer, opinião, análise, jogos, Bandas, Banda, Novos Talentos, televisão, arte, som, áudio, rádio, Música, música, Rádio E TV, Propaganda, Entretenimento, Webradio, CD